segunda-feira, 20 de junho de 2011

Proposta Pedagogica Escolas do Campo.

Proposta Pedagogica Escolas do Campo.


A Secretaria Municipal de Educação de Terra Nova do Norte construiu a partir de reuniões com as comunidades escolares das escolas do campo um documento que tem como objetivo apresentar uma proposta que norteie a educação do campo no município. Esta proposta que esta sendo desenvolvida pelas escolas do campo tem a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação com a Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso.

A proposta ora apresentada tem como objetivo dar continuidade à política de educação do campo para o campo, por considerar de fundamental importância a formação geral e formação para o trabalho, com foco na realidade do campo tendo sempre como práticas pedagógicas desenvolver e valorizar saberes buscados e gerados em diferentes fontes, de forma a articular conhecimentos já de seu domínio com outras formas de compreender gerar e desenvolver soluções, enfim, preparar-se para tomadas de decisões autônomas. Foi elaborada após muitas reflexões e, portanto, sugere manter a continuidade de um conjunto de experiências construídas por muitos debates, práticas e conflitos tão necessários para o fazer pedagógico das escolas.

Projeto Cultura Afro nas Escolas

Projeto Cultura Afro nas Escolas


Para resgatar e apresentar as contribuições dos povos africanos na história e formação da cultura brasileira foi concebido o Projeto Cultura Afro nas Escolas pela Secretaria Municipal de Educação. Este tem o objetivo de resgatar e apresentar nas escolas municipais de Terra Nova do Norte atividades que trabalhem as heranças africanas junto aos professores e estudantes e, indiretamente, à comunidade em seu entorno. O Projeto é ainda uma oportunidade para que as escolas prepararem-se para o cumprimento das exigências da Lei Nº 10.639/2003 criada exatamente para contemplar, no currículo do ensino fundamental e médio, os conteúdos desenvolvidos pela Cultura Afro nas Escolas.

Projeto Formação Professores do Campo

Projeto Formação Professores do Campo




Diante das Políticas Públicas para a Educação no Campo a Secretaria Municipal de Educação do município de Terra Nova do Norte – MT, esta buscando efetivar uma formação de identidade para a “Educação do Campo”, efetivando uma série de iniciativas como a formação para educadores que atuam no campo.

A formação dos professores se constituirá em um espaço para a instrumentalização dos mesmos nas questões da “Educação do Campo” e outras que também possam colaborar com a melhoria da qualidade do trabalho Pedagógico.

As atividades terão diferentes momentos, partindo da realidade concreta da escola, instrumentalizando na teoria construída e acumulada historicamente para retornar a pratica social visando transformá-la. Isso se dará na medida em que as atividades serão preparadas e colocadas em prática no trabalho coletivo, atendendo dessa forma aos interesses e necessidades do grupo.

A equipe pedagógica e de formação da Secretaria Municipal de Educação tem a preocupação de desenvolver um projeto de formação que não vise apenas tirar os professores da escola para fazer curso (que não faz diferença na intervenção da realidade quando retornam para a sala de aula), mas que busca superar a fragmentação das formações, que essa aconteça dentro da escola, articulando educadores e demais funcionários dando significado a essa formação, permitindo ao final do trabalho que mudanças significativas aconteçam no fazer pedagógico de cada participante.

Formação Coordenadores

Formação Coordenadores


A equipe de formação do NTM juntamente com a Coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Terra Nova do Norte no dia 01 de junho de 2011 reuniu-se com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais para apresentar a proposta da Formação Continuada para os mesmo. Sabemos que em alguns lugares existe uma cultura escolar em que o coordenador assume muitas atribuições administrativas e não sobra tempo para se dedicar ao trabalho pedagógico junto a professores e educandos, esse profissional muitas vezes não é visto como coordenador pedagógico, mas, como um funcionário que está ali para desempenhar várias atividades menos o pedagógico que exige a sua função. A presente proposta tem como objetivo fortalecer o coordenador na escola que atua amenizando alguns dos problemas enfrentados por eles.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Especialização Plataforma Freire

                           Atenção Professores!!!


Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento. As mesmas devem ser realizadas através da Plataforma Freire no período de 13/06/2011 a 19/06/2011, sendo necessário que o professor esteja no Censo Escolar nos anos de 2009 e 2010, e não tenha inscrição em nenhum outro curso este ano. Há cursos na modalidade presencial, semipresencial e a distância