segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto Formação Professores do Campo

Projeto Formação Professores do Campo




Diante das Políticas Públicas para a Educação no Campo a Secretaria Municipal de Educação do município de Terra Nova do Norte – MT, esta buscando efetivar uma formação de identidade para a “Educação do Campo”, efetivando uma série de iniciativas como a formação para educadores que atuam no campo.

A formação dos professores se constituirá em um espaço para a instrumentalização dos mesmos nas questões da “Educação do Campo” e outras que também possam colaborar com a melhoria da qualidade do trabalho Pedagógico.

As atividades terão diferentes momentos, partindo da realidade concreta da escola, instrumentalizando na teoria construída e acumulada historicamente para retornar a pratica social visando transformá-la. Isso se dará na medida em que as atividades serão preparadas e colocadas em prática no trabalho coletivo, atendendo dessa forma aos interesses e necessidades do grupo.

A equipe pedagógica e de formação da Secretaria Municipal de Educação tem a preocupação de desenvolver um projeto de formação que não vise apenas tirar os professores da escola para fazer curso (que não faz diferença na intervenção da realidade quando retornam para a sala de aula), mas que busca superar a fragmentação das formações, que essa aconteça dentro da escola, articulando educadores e demais funcionários dando significado a essa formação, permitindo ao final do trabalho que mudanças significativas aconteçam no fazer pedagógico de cada participante.






ESTADO DE MATO GROSSO

PREFEITURA MUNICIPAL TERRA NOVA DO NORTE - MT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO













Projeto de Formação para Professores Educação do Campo

Projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação para a Formação dos professores, a ser desenvolvido com os funcionários da Educação do Campo das Escolas municipais de Terra Nova do Norte em 2011.







TERRA NOVA DO NORTE – MT

2011























SUMÁRIO





Introdução --------------------------------------------------------------------------------03



Justificativa -------------------------------------------------------------------------------04



Objetivo geral ----------------------------------------------------------------------------06



Objetivo específico----------------------------------------------------------------------07



Metodologia-------------------------------------------------------------------------------08



Considerações finais--------------------------------------------------------------------10



Referências Bibliográficas-------------------------------------------------------------11































Introdução

A educação no campo tem um vinculo de origem com as lutas sociais camponesas. Este vínculo lhe confere um traço de identidade importante, buscando construir outro olhar para relação: campo e cidade vista dentro do principio de igualdade social e diversidade cultural. Mas nem sempre foi levada em consideração esta relação e esta necessidade, somente a partir da intensificação das lutas pelos direitos sociais, “[...] Novos valores, nova cultura, nova identidade, nova consciência de dignidade, nova consciência de direito” (ARROYO, 2005, p.48), é que se avaliou a necessidade de construção de um sistema público de Educação do Campo.

Diante das Políticas Públicas para a Educação no Campo a Secretaria Municipal de Educação do município de Terra Nova do Norte – MT, esta buscando efetivar uma formação de identidade para a “Educação do Campo”, efetivando uma série de iniciativas como a formação para educadores que atuam no campo.

A formação dos professores se constituirá em um espaço para a instrumentalização dos mesmos nas questões da “Educação do Campo” e outras que também possam colaborar com a melhoria da qualidade do trabalho Pedagógico.

As atividades terão diferentes momentos, partindo da realidade concreta da escola, instrumentalizando na teoria construída e acumulada historicamente para retornar a pratica social visando transformá-la. Isso se dará na medida em que as atividades serão preparadas e colocadas em prática no trabalho coletivo, atendendo dessa forma aos interesses e necessidades do grupo.

A equipe pedagógica e de formação da Secretaria Municipal de Educação tem a preocupação de desenvolver um projeto de formação que não vise apenas tirar os professores da escola para fazer curso (que não faz diferença na intervenção da realidade quando retornam para a sala de aula), mas que busca superar a fragmentação das formações, que essa aconteça dentro da escola, articulando educadores e demais funcionários dando significado a essa formação, permitindo ao final do trabalho que mudanças significativas aconteçam no fazer pedagógico de cada participante..



Justificativa



As diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo foram aprovadas em 2001 pelo Conselho Nacional de Educação refletem um conjunto de preocupações conceituais e estruturais presentes historicamente nas reivindicações dos movimentos sociais do campo. Dentre elas, o reconhecimento e valorização da diversidade das populações do campo, a formação diferenciada de professores, a possibilidade de diferentes formas de organização da escola, a adequação dos conteúdos as peculiaridades locais, a utilização de práticas pedagógicas contextualizadas.

A realidade vivenciada pelas populações do campo exige um trato educativo específico e ao mesmo tempo em que se resguardem os parâmetros de excelência relativos aos saberes escolares, também tem a preocupação de preservar as especificidades das comunidades envolvidas no processo, tendo em vista o desenvolvimento de uma educação cujo sentido supere o alheamento e promova um sentido de pertinência para com a realidade vivenciada pelas pessoas que vivem no campo. Isto inclui as diversas dimensões da vida humana em sociedade: laboral, social, cultural, identitária, lingüística, entre outras.

Trata-se de uma educação capaz de dar forma a concepções sobre a dinâmica do mundo contemporâneo, em diferentes escalas, ou seja, abrangendo o global, o nacional, o regional e o local, e integrando as complexas questões sócio-econômicas às questões ambientais. Ao mesmo tempo, há evidentemente, o desafio de integrar, com eficiência, o ensino às micro-dimensões do cotidiano das comunidades envolvidas e das pessoas, em particular.

Atualmente a Educação Brasileira passa por uma fase bem peculiar em que é patente o direcionamento das políticas públicas com foco na progressiva universalização do acesso com qualidade a todos os níveis e modalidades de ensino.

Em nossas visitas nas escolas, detectamos dois grandes problemas o primeiro é que os professores que estão atuando na educação no campo vem de uma prática pedagógica de longos anos ainda com a visão bancária onde o educando é um mero deposito de conteúdos e o professor um mero narrador. O segundo problema detectado foi os professores em início de carreira alguns possuem apenas o ensino médio e os que possuem curso superior, em sua maioria, foram feitos a distância em regime modular e encontraram dificuldades no processo de formação para a docência. A falta de experiência dos professores novos aliados a resistência de mudanças dos professores de longa experiência fica evidente nas falas dos professores o que trás dificuldades para o trabalho docente e é um entrave na prática docente.

O grande desafio da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação será fazer com que os professores entendam e apliquem a proposta pedagógica que tenham o desejo de fazer diferente que se sintam importantes e valorizados para que dessa forma a educação no campo seja fortalecida, pois nem sempre os professores que atuam no campo tem acesso a bibliotecas ou materiais didáticos necessários para desenvolver um trabalho pedagógico que vá de encontro ao saber do campo.

A Pedagogia de Alternância e a Pedagogia de Projetos serão os pilares dessa formação, pois a Pedagogia de Alternância objetiva contribuir para a promoção e o desenvolvimento dos educandos, fortalecendo a relação teoria e prática, ou seja, articulando o tempo em que o aluno esta na escola com o tempo em que esta no ambiente familiar, permitindo dessa forma que o educando alterne os períodos de conhecimento e que os professores tenham conhecimento dessa prática para que possam auxiliar os alunos.

Como a educação no campo requer mudança na postura do professor na concepção de ensino aprendizagem chegamos à conclusão que a pedagogia de projetos, seria um dos pontos cruciais para trabalhar na formação dos educadores, pois a mesma não pode ser vista como uma opção puramente metodológica, que fará com que o educando repense a função da escola. A compreensão desse método de ensino é fundamental, porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos para desenvolver projetos acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade de sala de aula, do contexto escolar.

O projeto de formação continuada se constituirá em diversos espaços/tempos de realização, em uma ação muito mais ampla que a formação didático-pedagógica e metodológica pura e simples. A formação constituirá em espaços de construção em que os educadores passam a se sentir sujeitos de direitos, e que mesmo em situações de silenciamentos tenham condições de agir e reagir, porque encontram espaços de legitimação de seus gritos.

A formação dos professores da Educação do Campo de Terra Nova do Norte busca um ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino oferecido na zona rural, em consonância às necessidades culturais, aos direitos sociais e a formação integral das crianças do campo.



Objetivo geral

O objetivo desse projeto é garantir o acesso dos povos do campo a uma educação básica de qualidade, através da formação junto as Escolas Municipais de Educação do Campo de Terra Nova do Norte, visando à consolidação da identidade de “Escola do Campo”, pretendendo-se estabelecer um programa, que não finda com o término das atividades propostas nem com o final do ano letivo das escolas.



Objetivos Específicos

- Capacitar educadores para atuação na Educação Básica das Escolas do Campo apto a desenvolver estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos humanos autônomos e empreendedores, capazes de produzir soluções para questões inerentes à sua realidade, pautadas no desenvolvimento sustentável do campo;

- Oportunizar os educadores da Educação do Campo, experiências diversificadas no campo, acrescidas de atividades que valorizem a educação do campo;

- Realizar formação dos educadores do campo, orientando-os para o trabalho com crianças e adolescentes que vivem no campo;

- Levar os profissionais da Educação no Campo a ter um melhor conhecimento da Área de conhecimento de Ciências Agrárias e qual sua importância no currículo do aluno da educação no campo;

- Promover o conhecimento sobre Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária nos aspectos sociais, econômicos e ambientais;

- Orientar os educadores a desenvolver propostas pedagógicas e metodológicas para a Educação no Campo baseado na Pedagogia de Projetos;



- Realizar Formação em metodologias e princípios políticos – pedagógicos voltados às especificidades do campo para os educadores envolvidos;



- Promover a conscientização do desenvolvimento sustentável, tornando viável a permanência das pessoas no campo com dignidade, o trabalho e cidadania.



- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo critico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;



- Promover a valorização dos profissionais que atuam na Educação do Campo.



-Promover a inclusão de atividades curriculares e pedagógicas contextualizadas ao campo.





Metodologia

As formações serão distribuídos ao longo do ano letivo, nos momentos em que os professores estarão em hora atividade coletiva nas escolas. Algumas temáticas serão iguais em todas as escolas e outras serão planejadas conforme a necessidade da escola previamente agendada pela equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação. A “Pedagogia de Projetos” e a “Pedagogia da Alternância” serão a metodologia mediadora desses encontros.













Cronograma

Fevereiro/2011 Apresentação do Projeto Educação no Campo

Março/2011 Orientação de Ciências Agrárias

Abril/2011 Como trabalhar a Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária na sala de aula.

Maio/2011 Reflexões sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas e reorientação.

Maio/2011 Pedagogia de Projetos conceitos

Junho/2011 Pedagogia de Projetos e o papel do professor

Julho/2011 Orientação dos projetos desenvolvidos

Agosto/2011 A pesquisa Cientifica

Setembro/2011 Passo a passo da pesquisa cientifica

Outubro/2011 Orientação dos projetos para Mostra do Conhecimento

Novembro/2011 Avaliação



Considerações Finais

A constituição de um grupo de trabalho para o desenvolvimento das atividades formativas parte do pressuposto de que é possível compartilhar com os professores o planejamento do processo de formação e as vivências pedagógicas. Dessa forma o professor também passa a ser responsável pelo processo formativo, podendo sugerir alterações na estrutura e desenvolvimento das atividades. Com a integração entre os professores-alunos e os formadores, e entre os professores e seus pares, cria-se um ambiente propício à troca de experiências e à exposição das dúvidas, problemas e conflitos vividos pelos docentes.

Este trabalho busca apresentar, a partir dos princípios da educação do campo, nas Escolas Municipais de Terra Nova do Norte um ensino voltado para o cotidiano do aluno, seu ambiente, sua cultura, pois é desse contexto que devem emergir os projetos a serem trabalhados, auxiliando no processo de ensino aprendizagem das crianças e adolescentes do campo, proporcionando uma análise sobre a práxis, relacionando os pressupostos da educação popular em uma relação dialógica e interdisciplinar, focalizando a Área de Conhecimento de Ciências Agrárias.

Portanto, a Formação Continuada torna-se de acordo com o que já foi visto uma fonte de pesquisa e geração de conhecimentos quanto à formação docente, o que sem dúvida contribuirá para o desenvolvimento de novas propostas de formação no contexto educativo do campo, pois a Educação do Campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo no seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas.







Referências Bibliográficas



ARROYO, Miguel: FERNANDES, Bernardo M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Vol. 2. Brasília. BF: articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999.

ARROYO, Miguel. Os Desafios de Construção de Políticas para a Educação do Campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Educação do Campo: Cadernos Temáticos, Curitiba: SEED, 2005.

KOLLING, Edgar Jorge (org.). Por uma educação básica no campo. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília – DF: Camâra dos Deputados, 2002.

_________.Resolução CNE/CEB nº. 1/2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: SECAD, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HERNÁNDES, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed.1998.

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