segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto Cultura Afro nas Escolas

Projeto Cultura Afro nas Escolas


Para resgatar e apresentar as contribuições dos povos africanos na história e formação da cultura brasileira foi concebido o Projeto Cultura Afro nas Escolas pela Secretaria Municipal de Educação. Este tem o objetivo de resgatar e apresentar nas escolas municipais de Terra Nova do Norte atividades que trabalhem as heranças africanas junto aos professores e estudantes e, indiretamente, à comunidade em seu entorno. O Projeto é ainda uma oportunidade para que as escolas prepararem-se para o cumprimento das exigências da Lei Nº 10.639/2003 criada exatamente para contemplar, no currículo do ensino fundamental e médio, os conteúdos desenvolvidos pela Cultura Afro nas Escolas.




ESTADO DE MATO GROSSO

PREFEITURA MUNICIPAL TERRA NOVA DO NORTE - MT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO




CULTURA AFRO NAS ESCOLAS



Projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação para a Formação Continuada, a ser desenvolvido com os funcionários da Educação das Escolas municipais de Terra Nova do Norte em 2011.





TERRA NOVA DO NORTE – MT

2011















SUMÁRIO





Introdução --------------------------------------------------------------------------------03



Justificativa -------------------------------------------------------------------------------04



Objetivo geral ----------------------------------------------------------------------------05



Objetivos Específicos------------------------------------------------------------------06



Metodologia------------------------------------------------------------------------------08



Cronograma------------------------------------------------------------------------------09



Considerações Finais ------------------------------------------------------------------10



Referências Bibliográficas--------------------------------------------------------------11



















Introdução

A educação é o espaço onde a diversidade se encontra formada por pessoas iguais entre si, na medida em que pertencem à espécie humana e, ao mesmo tempo, diferentes, na medida em que são muitos os povos e que suas culturas são bem distintas. A diferença não significa a desigualdade social, mas sim o direito de ser, o direito a viver uma identidade étnica própria e diferente das demais.

Para resgatar e apresentar as contribuições dos povos africanos na história e formação da cultura brasileira foi concebido o Projeto Cultura Afro nas Escolas. Este tem o objetivo de resgatar e apresentar nas escolas municipais de Terra Nova do Norte atividades que trabalhem as heranças africanas junto aos professores e estudantes e, indiretamente, à comunidade em seu entorno. O Projeto é ainda uma oportunidade para que as escolas prepararem-se para o cumprimento das exigências da Lei Nº10. 639/ 2003 criada exatamente para contemplar, no currículo do ensino fundamental e médio, os conteúdos desenvolvidos pelo Cultura Afro nas Escolas.

Segundo Souza e Souza (2008), a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de conviver e dialogar com a diversidade cultural e histórica do Brasil, além de promover a maior identificação dos educandos com os conteúdos e práticas ensinados. [...] Portanto, à escola cabe o papel de reconhecer que tanto as pessoas que a compõem como as que integram a sociedade brasileira apresentam aspectos que as diferenciam: têm especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais.

Com a realização do Projeto na escola busca-se estabelecer relações de diálogo ressignificando o conhecimento e promovendo a alteridade entre a diversidade cultural



Justificativa



Este Projeto tem o propósito de promover a reflexão e a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral e romper com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.Não basta a Lei 10.639 de 2003, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias que devem acontecer para transformações sócio-histórico-culturais de enorme repercussão mundial.

Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se veem e o que elas olham é sempre diferente delas. A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas. O educador pode promover discussões envolventes sobre a identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia etc.



Objetivo geral

Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade, proporcionando condições para que educadores e educandos se apropriem de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira e conhecerem a implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em toda a educação básica do país. Garantindo ao Afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros e promovendo condições a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.



Objetivos específicos

-Promover a leitura da lei 10.639/2003;

-Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira;

-Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;

-Incentivar a pesquisa para a divulgação da cultura afro-brasileira e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica;

-Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o re-conhecimento e valorização das diversidades culturais;

-Possibilitar a construção de um “nós” entre a cultura africana e a brasileira, de uma história e de uma identidade, possibilitando a releitura e a valorização da cultura afro-brasileira e dos afro-descendentes;

-Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial;

-Trabalhar a auto-estima no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes;

- Trabalhar no educador, a postura, a educação e a construção de uma auto-estima positiva;

-Motivar novos olhares sobre a história do negro como fator de formação da cultura americana;

-Construir ações de cunho prático que favoreçam a reflexão e criticidade sobre posturas docentes;

-Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

-Entender e valorizar a identidade da criança negra;

-Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

-Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.



Metodologia

Os estudos que garantem a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que trata da temática História e Cultura afro brasileira serão feitos na escola, com leitura, discussão e planejamento de ações pelos professores a serem desenvolvidos com os alunos, em horários previamente agendados na Sala do Educador. Estas ações deverão constar no PPP da escola.



Cronograma

Os estudos serão organizados conforme a realidade de cada escola, no decorrer do ano de 2011.



Considerações Finais

Conclui-se, portanto, que a educação pode ser uma via de combate à discriminação. Isso pode ser manifestado por intermédio de gestos, comportamentos e palavras, muitas vezes explicitas ou não, que, de certo modo, afastam e estigmatizam grupos sociais.

Contudo, ao mesmo tempo em que não se aceita que permaneça a atual situação da qual a escola é cúmplice, ainda que só por omissão, não se pode esquecer aqui que esses problemas não são essencialmente do âmbito comportamental, individual, mas também das relações sociais e como estas têm história e permanência.

O desafio que se coloca para a escola enquanto instituição formadora e responsável pela disseminação da cidadania e inclusão em primeira ordem, é que ela desenvolva no seu bojo outras formas de relação social e interpessoal, por meio da interação do trabalho educativo escolar e das questões sociais, posicionando-se crítica e responsavelmente diante delas.



Referências Bibliográficas

www.acordacultura.org.br

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FORQUIN. Jean-Claude. Escola e Cultura. As bases epistemológicas do Conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas Sil; 1993

MARLI Eliza. D. A. de André. Etnografia da Prática Escolar 11ª ed. Papirus.. Campinas São Paulo. 2004.

RIBEIRO, A.S. T.; SOUZA, B. O.; SOUZA, E. P. História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Escola. Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy, 2008

Brasil.Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação naciona, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e outras providências. Diário Oficila da União. Brasilia, DF, 10 Jan. 2003.

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